domingo, 6 de janeiro de 2013

Mais uma vez



 Militante Tupinambá


E mais uma vez os índios choram a destruição do seu lar e a devastação da sua raça e cultura.

É cada vez mais comum ver nossos índios chorarem de mãos atadas a perda do seu lar para uma Usina Hidrelétrica,Nuclear, ou para qualquer plano de falso desenvolvimento, que no desfecho beneficia os que estão lá em cima e prejudica ainda mais os que estão deste lado de cá,o lado de baixo. Estes projetos (feitos por burros) têm danos sociais, culturais e ecológicos gigantescos e irreparáveis, porém, tais danos se tornam insignificantes perante os lucros que serão alcançados, ouseja, o dinheiro torna cego qualquer homem.
A visão atual e talvez passada que se têm dos indígenas é a mesma que se têm de um animal feroz que está extinto, é belo, é imagem de cartão postal, atrai turistas, dá a cara de um paísprotetor dos animais,mas,é tudo isso dentro de uma jaula minúscula, vivendo com pouco e em péssimas condições. O fato é que só somos queridos quando distantes, presos em qualquer favela de uma grande capital.
Vem Belos Montes aos montes destruir-nos e nada se faz,oumelhor,o que se faz não faz efeito algum aos grandes (pequenos) homens do poder.
Vem redes Globos,mídia em geral, pagar de boazinha e mostra uma face feroz dos indígenas, “Índia ataca engenheiro com Facão” ... que tal “ Engenheiro ameaça sobrevivência de Índia e ela reage por defesa” ?
Qual é? Que é isso?
Agente vive essa ditadura há séculos, parecemos peças de um jogo de lucros, tira índio daqui, “coloca ali na Beira da estrada, com fome,propicio à doenças, quem liga?” “Também, ninguém precisa saber, né?” “É em prol do Progresso,gente..!”
. . .
Qual é?
TÁ ESCRITO “BURRA,CEGA E MUDA” NA MINHA TESTA?
Eduarda Tuxá
27/10/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário