sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A gente tem voz pra dizer não ao preconceito!



E um dia eu conheci um cara, Fábio Rodrigues..!
Estudante de Adm, 1º semestre aqui na UEFS, colega de classe de minha prima Bruna Aky Tuxá. E  de conversa vai e conversa vem ele pergunta a mim e a ela se aceitariamos fazer um vídeo contando o nosso dia-a-dia,quanto indígena, dentro da referida universidade,e  que este vídeo seria publicado na página do Facebook Lustosa Assessoria e Consultoria Jurídica; claro que aceitamos de cara, toda oportunidade de voz e opinião é bem vinda, desde que esta seja devidamente usada, e então demos por pronta "vamos fazer o vídeo"! .
Quarta-feira, dia 13 de Junho nos chega Fábio, todo contente com seu material de vídeo, eu preocupada,pois teria aula dali a uma hora, temendo que não desse tempo, relutei, mas ele insistiu, "vamos, dá tempo!" ,aceitei. Colacamos nossa cataioba, pintamos nossos rostos, colocamos nossos Cocás, prontas pra falar do que acreditamos e do que vivenciamos, expressar com voz gritante que somos índias Tuxá de Nação Proká,pertencentes a uma história, que somos capazes de bem falar e de bem entender, que somos seres que merecem respeito!
Lá vamos nós falar.... nossa mais que ato bom é o de falar!
Quanta coisa engolida por dentro, coisa que agente vai guardando e guardando, e que em um hora dessa se fala!
O vídeo flui bem, Fábio sempre tão calmo,nos dando aquele suporte de "ta, muito bom,muito bom..."; só sei que olhando a lente da câmera eu vi cada uma das pessoas que eu precisava falar : gente! preconceito é ignorância, é pequeno demais,acorda!
Hoje, agorinha à noite, chegando em casa da facul, encontro Fábio e Ravelle Rocha,também estudante de Adm, mostrando a Bruna o vídeo editado, e esperando por mim para fazer o mesmo, e então eu vejo...! Meu Deus, que bacana, que lindo! E ainda, Fábio me conta todo esperançoso que ao mostrar o vídeo a uma outra pessoa,esta já se surpreendeu e compreendeu a importância de haver a abertura para indígenas nas universidades...
E percebo que embora não venha a ser algo grandioso, as 5,10,20,30 pessoas que pararem pra ver o vídeo vão entender um pouco mais, e vão olhar diferente quando verem um indígena nos corredores da faculdade ou nas ruas da cidade, isso já é de grande valia!
De tudo, Obrigada Fábio e Lustosa Assessoria e Consultoria Jurídica !

(https://www.facebook.com/LustosaAdvocacia?ref=ts)

Eduarda Arfer Juntá Tuxá
14/06/12




Nenhum comentário:

Postar um comentário