domingo, 6 de janeiro de 2013

Meu país de cara limpa



Tuxás em Lençóis-BA - Gravação de filme 


"Assim como havia sido profetizado, a muitas luas atrás, eles vieram pelas águas, o homem que podia ir até o mais vasto fim da criação de Tupã e descobrir as belezas reservadas somente aos peixes e aqueles que vivem na água. E nossos lideres espirituais estavam certos, eles caminhavam altivos dentro do metal, suas palavras soavam como trovoes em nossas mentes e como a melodia do povo do rio nos seduziu e nos levou para o fundo d’água e lá esperou até que estivéssemos mortos"(Relatos do Brasil Parte II – Indígenas)

Jamais me disseram que seria fácil ou que seria dificil, aos poucos vou descobrindo que é o meio termo, o equilibrio entre o que você quer por querer e o que você quer e luta para conseguir, nada é de todo fácil ou de todo dificil,basta querer muito,muito mesmo e lutar para isso,concretizar sonhos, fazer castelos de areia,idealizar e correr,correr muito atrás do que se quer.
Pedro Alvares Cabral não descobriu coisa alguma quando chegou aqui,tudo estava descoberto e vivo , as matas eras nossas, as águas,os animais,fauna,flora,cada milimetro desse chão era nosso,e isso também eu descobri sem que ninguem ou qualquer livro didático me dissesse.
Assim como não me servem de nada os telejornais,programas de TV,jornais famosos e revista VEJA, em nenhum deles encontro as informações certas, em nenhum eu vejo a realidade de cara limpa, a verdade aqui só é vendavel quando maqueada,passam o Blush na cara do índio,assim como bateram com a biblia em nossas faces, passam a base e escondem tudo,para esses Índio não morre nesse país, índio só mata,destrói,impede o desenvolvimento que os brasileiros como um todo sonham.Que índios sacanas!
Me dá tanta pena disso tudo, e ver que toda a história se repete, “matem os índios”  diziam no passado e hoje dizem “matem sua cultura” o que quer dizer,para mim, a mesma coisa. Índio é a sua cultura, sem essa,ele é apenas mais um homem branco.
A VEJA coloca a venda na população, o JORNAL NACIONAl de Nacional não tem nada porque os lugares esquecidos permanecem esquecidos, é tanta ironia!  Ficamos presos na imagem de vilões, assim como nos filmes de Faroeste, onde o moçinho era o Homem branco que matava índio. E então, vai assim, entra séc. e sai séc. ainda encontramos as mesmas mentes pequenas que insistem em dizer o que somos e o que não podemos ser, chego a rir quando ouço alguém dizer “você não é índia não por que...”, quem é você para me dizer o que eu sou ou o que eu não sou? Pois saiba que “Eu me reconheço assim por bons e velhos motivos...”!
É por isso que o Brasil não vai pra frente, e é por isso que eu espero a frase do Renato Russo um dia virar realidade: O Brasil é o País do futuro!  Quem sabe um dia o Brasil seja mesmo o país do futuro, porém que seja feito com verdades onde cada canto dessa pátria seja por fim, lembrada, onde as diferenças raciais sejam vistas como algo que soma beleza ao nosso país .

Eduarda Arfer Jurum Juntá Tuxá
13 de Setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário