sábado, 5 de janeiro de 2013



Criança Tuxá


Feito Onça pintada

Quando ameaçada minha sobrevivência sou feroz
Arreganho bem os dentes e defendo o meu chão
Sou índia mulher de pele vermelha
Tenho a força dos meus ancestrais
Por isso não me calo, por isso existo, persisto e grito ...!

Na calada da noite escuto as suas vozes ressoar
Indicando-me por onde caminhar
Canto alto e bato forte o pé no chão
Sou parte de uma história antiga
Contada sob a luz da fogueira e do luar

Defendo o que é meu arriscando a própria vida
Na mata sou feito onça pintada
Tendo no corpo marcas escuras do jenipapo
Belas pinturas que preenchem a tela do corpo e da alma

Me banho em um rio de mistérios
Entre sereias e negros d’águas
Piso neste solo onde pisaram meus ancestrais
Onde sucederam batalhas e vitórias
Escrevo junto ao meu povo a nossa história

Sou cabocla índia indomada
Forte e guerreira
Filha do sol e da lua
Amante da Fauna e da flora

Sou ponto de continuação
Prova viva de que nada se perdeu
Que nossa nação está viva e
Pronta para vencer todas as batalhas.

Eduarda Tuxá
25/07/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário