sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Peça Nação Guerreira


Peça Nação Guerreira - Parte final
- Escuta aqui,eu vou contar uma história pra vocês!
Eu me chamo Tariana,sou Índia do Povo Tuxá! Há muito tempo atrás o meu avô,um homem sábio me contou uma história,naquela época,criança que eu era não pude entender,mas hoje,enquanto ouvia as bobagens que vocês falaram,eu entendi que a história que ele havia me contado era a história do meu povo Tuxá,história de Índios guerreiros que encararam com grande coragem as coisas que o homem branco e a modernidade faziam a eles. Sabe, eu percebi que eu carrego o sangue de cada um deles, e que cada um dos meus ancestrais me guiam aonde quer que eu vá,me dando a coragem de enfrentar todos os obstáculos,me fazendo Índia guerreira que não se cala,que grita,grita,grita e defende o que é seu!
E sabem do que mais? Eu percebi que nada tira de mim o que eu sou, não é você,você ou você que vai me fazer me envergonhar do que eu sou e de onde eu venho, ta aqui, ta vendo? Na minha veia? É,ta aqui,o sangue correndo! O Mesmo sangue que foi derramado em guerras,o sangue que meus tatataravós derramaram lutando por mim e por meus irmãos.
Não importa se eu estou na minha aldeia,aqui ou lá na China,eu sempre serei Índia Tuxá de Nação Proká. Eu sempre serei a menina que vivia a correr na aldeia,que dançava toré com vontade,que andava atrás do meu avô na ânsia de ouvir uma boa história.
E antes que eu me esqueça...!
Ser índio não é ser ignorante, se eu estou aqui hoje,nesta faculdade,é porque eu sei tanto quanto vocês,e diferente de vocês,ricos por natureza,eu tive que ralar muito pra chegar até aqui... ouviu?
Agora eu pergunto a vocês..! Quem é mais ignorante?
Eu que aceito com orgulho aquilo que sou,que luto por aquilo que acredito ou vocês que julgam os outros sem mesmo conhecer a sua história?
TODOS SE CALAM
- Ok, está certo. Eu respondo. Os ignorantes aqui são vocês!

Eduarda Arfer Jurum Tuxá!









Nenhum comentário:

Postar um comentário