sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Desabafo de um índio Tuxá


Sou índio Rudelero, sou da tribo Tuxá, e venho por meio desse desabafo expressar a minha magoa referente aos povos indígenas que renegam e não dão o devido valor ao conhecimento que lhes foi passado pelos Tuxá de bom grado.
Nos meus anos de vida, que não são muitos, apenas 20, vejo e ouço muitos povos indígenas se utilizando de nossas cantigas (canto, toante ou musica), como se fossem suas; não me em porto que cantem nossos cantos, mas que digam a quem pertence que o certo, mais isso não é feito, pelo contrario não reconhecem e desdenham dos Tuxá, sendo que beberam da água do nosso conhecimento, tanto na tradição como nas praticas ritualísticas; os Tuxá quer queiram, quer não foram e são um dos grande pilares na luta de afirmação e consolidação dos povos indígenas do Nordeste.
O que mais vejo são povos dizendo que os cantos lhes pertence e que foram os Tuxá que aprenderam com eles, ai é onde eu me pergunto como pode os Tuxá aprender algo que os Tuxá mesmo que ensinaram, como pode o fruto a folha e o galho querer ensinar ao tronco, a raiz, pelo que eu sei é o contrario, porque os Tuxá são o tronco dos índios Juremeiros, e não rama, nem galho e nem fruto somos tronco.
Não quero aqui desdenhar de outros povos indígenas, nem dizer que os Tuxá são melhores do que qualquer outro povo, só quero que dêem o devido valor e respeito a nos, pois quando vieram a nós, pedir pra aprender algo que não tinham, que vieram a nossa aldeia foram bem recebidos, não estou pedido mais do que é dado por nos tuxá a todos os índios do Nordeste e do Brasil.

Zahatí Arfer Tapuyo Tuxá

Nenhum comentário:

Postar um comentário