sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tudo pode acontecer


Carta aberta à minha saudade!

Parece até mentira, mas Graças a Tupã não é! Durantes estes últimos meses fizemos mudanças notáveis em nossas vidas, movimentamos a nossa aldeia, abrimos sorrisos em quem nunca poderíamos imaginar, fizemos a alegria da criançada e a “cabeça” da mocidade, fizemos vivo o nosso sonho!
Hoje, nessa noite tão linda e até um pouco fria, fiquei recordando os momentos que passamos na labuta, mês que entra o Tatu Tatu Xamaraká faz um ano de vida, lembro também que foi em uma noite como esta, linda e fria, que nos sentamos à frente da casa de Aritianã,nosso companheiro nessa empreitada, e nos colocamos a pensar,bolar encontros,discutir identidade étnica,sonhando grande e alto.
Lembro que “viajávamos” pensando, “vamos fazer isso”, “aquilo”, “e isso também”, porém depois parávamos e pensávamos “não vai dar certo!”, “quem vai dar atenção pra gente?”, “somos criança ainda”. Mais uma vez, agradeço a Tupã por não ter nos deixado intimidar, entramos nesse barco, ainda sem saber remar,mas aos poucos fomos aprendendo, e hoje, com orgulho posso dizer: Somos bons remadores! Fizemos jus, dia após dia, ao nome que escolhemos para nosso grupo TATU TATU XAMARAKA, tudo pode acontecer...!
Tudo pode acontecer com a força da natureza, meus pequenos Tuxá! Vejam por onde andamos em nome desse grupo,quantos risos,quanta bagunça,quanta alegria! Sou grata por cada momento, pelas palavras que ouvi de cada um de vocês, palavras essas que me deram maior noção do que somos enquanto indígena, das nossas responsabilidades e prazeres.
Nos torés que organizávamos, eu parava e ficava ouvindo as crianças, me encantava “quanto saber!”, pequenos guerreiros preparados pra defender nosso povo... Adorava receber a visita dessas crianças em casa, hora faltava a paciência, mas na maioria das vezes me dava um gosto danado! Muitas vinham e pediam “Faz um toré,Dadinha,agente quer dançar!” , Ô como eu ficava feliz com isso! Feliz de poder agradar, contando com a força de vontade do grupo. E então fazíamos o toré, aquela bagunça danada na praça, cada gargalhada que dava gosto, a fumaça branca dos nossos malakos, cheiro de paká,a voz forte dos Tuxá:

“ Eu sou Tuxá,sou Tuxá,eu sou Tuxá com orgulho,
Eu sou Tuxá,sou Tuxá,eu sou Tuxá com orgulho,
Eu sou Tuxá guerreiro,estou aqui pra lutar
Eu sou Tuxá guerreiro estou aqui pra lutar
Eu vou lutar pelo meu povo com a força do Deus do ar
Eu vou lutar pelo meu povo com a força do Deus do ar
Ô rei na rêa, rei ô
Ô rei na rêa, rêá”

Anuncio aqui a minha saudade, espero em breve poder está mais presente e dar continuidade a tudo àquilo que planejamos,espero também, no mês que vêm poder trazer uma boa notícia, com a força de Tupã!
Há muito caminho por vir, meus guerreiros. Mas nós sabemos: Tudo pode acontecer!

Eduarda Arfer Juntá Tuxá
02/07/12 , Feira de Santana-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário