sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Um sonho


Maria Barroso Juntá Tuxá, mulher muito sábia na história Tuxá
(Pequena homenagem a memória da minha Bisavó,Maria Barroso)
Nas margens de um belo rio
O grande Opará
Eu vejo a figura de uma mulher
Rosto grosso, marcas do tempo
Nas mãos um bastão
Que ela sacode no ar
Enquanto a boca profere
Palavras com fortes sentidos
Eu fico por trás da pedra
Observando aquele lugar
Tenho a impressão de já ter estado lá
Mas tudo é novidade aos olhos
Tem cheiro de terra molhada no ar
A maré vem e vai
Levando cada vez mais o meu medo
A mulher na beira do rio
Agora esta a cantar
Cantigas que eu ouvia na aldeia
A mulher na beira do rio
De rosto grosso e forte
É minha bisavó
Sinto que meus olhos querem chorar
No encontro daquilo que nunca se viu
Mas que sempre desejou buscar
A minha bisavó
É o símbolo da fortaleza
Que eu anseio me tornar
A face dela aos poucos se torna turva
Do meu sonho começo a estranhar
Compreendendo ou não
Meu corpo se move
Começo acordar
Sentada na cama
Agradeço a dadiva
De saber que de algum lugar
Ela esta a me guiar!

Eduarda Tuxá
26/01/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário