sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O que é ser índio para você?


Hoje fuçando os cadernos da minha mãe Suly (Professora da Escola Capitão Francisco Rodelas,nossa escola com educação diferenciada dentro do território da aldeia Tuxá de Rodelas-BA)achei algo muito bonito de se ler... Lá tinha a seguinte pergunta: O que é ser índio pra você?  Fiquei refletindo sobre a pergunta e ao passar a página do caderno vi a resposta dos alunos dela, respostas de diversas turmas. Decidi postar aqui estas respostas, espero que gostem!
Eduarda Tuxá
O que é ser índio pra você? 
"É uma coisa muito boa. Você se sente guerreiro por ser índio, construir arco e flecha, balançar o maracá. É ter cultura, nunca fugir da sua luta. É ter tradição"
Débora Lohany, 3ª série - 2010
"É ser um guerreiro muito forte e ter que lutar.Balançar o ser maracá com vontade. É ser Tuxá com muito orgulho."
Gustavo , 3ª série -  2010
"Quando eu crescer eu vou lutar pelo meu povo, por que ser índio é isto. É mostrar sua origem de luta. É aprender a dançar."
Narinha, 3ª série - 2010
" É aprender sua cultura, dançar o seu toré e ser um índio lutador. Índia também é guerreira. Eu vou crescer e lutar por minha terra e salvar o meu Povo Tuxá. Eu nasci foi na aldeia Tuxá, aprendi a dançar o toré, a balançar o maracá e aprendi a ser uma boa índia."
      Cidinha, 3ª série -  2010
" É importante pra nós. Se nós não fossemos índios a nossa vida era ruim. Já que nós somos índios,nossa vida é boa. Eu sou índio com muito orgulho."
Mateus , 3ª série -2010
Como é sua vida na aldeia?
" Na minha aldeia eu danço toré, brinco,estudo e tenho orgulho de estudar na aldeia Tuxá. Sou muito Feliz na minha aldeia."
Ytayná , 2006
" A minha vida na aldeia é muito boa e sou feliz,porque danço toré,fumo malako e gosto de cantar o cantos do toré."
Luiza Kelly , 2006
" A minha vida na aldeia é brincar,correr,andar de bicicleta,brincar com minhas amigas ."
Rosicleide , 2006
" A minha vida é boa. Eu danço toré,brinco de pega-pega, brinco de casinha de boneca, vivo a subir nas árvores para colher frutos."
Devány,2006
Versos

Uma índia muito bonita
Cabocla maravilhosa
Quando dança o seu toré
Fica toda orgulhosa
Um índio muito pequeno
Dançando o seu toré
Quando ele entra nas matas
Fica a pegada do pé
Debóra,3ª série- 2010
Deus disse para os índios
Que podem morar aqui
Mas com uma condição
Que viva com união
Wynara, 3ª série - 2010
O Pajé da minha aldeia
É o nosso curador
Ele é quem nos dar as ervas
Pra curar nossa dor
Gustavo,3ªsérie - 2010
Menina dos cabelos longos
Que dança o seu toré
Balançando o seu maracá
Com força,carinho e fé.
Matheus , 3ªsérie- 2010 
Crianças Tuxá, 1999
Jovens índios Tuxá , 27/11/1995
Estudantes da Escola Indígena Tuxá .
                                               Estudantes da Escola Indígena Tuxá .

Nenhum comentário:

Postar um comentário